WELLBID

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Festa Santo Antão 2011

Muita gente subiu este ano ao Santo Antão num domingo de sol para recordarem as antigas tradições esquecidas a muito tempo.
As romarias e a bênção dos animais foram a principal novidade, as "marradas dos carneiros", e a "cagadela da vaca" também não deixaram de estar presentes assim como a boa disposição entre as pessoas.
Dia 16 de Janeiro começou com os animais logo de manha a irem de encontro com Santo Antão, seguiu-se depois a Eucaristia e a romaria, mas novidade deste ano foi a bênção dos animais. 
O dia contou com várias actividades que cativaram as pessoas que viram valentes carneiros que animaram as pessoas com as suas fortes "marradas" depois a "cagadela da vaca" onde toda a gente olhava a vaca ate ela "escolher" o vencedor do prémio (um cordeiro) que depois foi leiloado a favor do Santo. Durante o dia houve sempre os cantares a desgarrada onde tivemos o prazer de ver o Presidente da Câmara a cantar ao desafio. 
Foi um belo dia de festividades em colaboração com a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, a Junta de Freguesia de Peva e a associação Terras de Aquilino Ribeiro – Baldios ficou prometida para o ano uma festa de "arromba".


Deixo um pequeno vídeo com alguns momentos da festa.



Algumas fotos do dia




(Caso queira as fotografias todas do dias e em melhor qualidade vai a contactos e faz o seu pedido)


Veja também o que outros escreveram sobre a festa:
Santo Antão 2 modifiedCentenas de pessoas rumaram às festas de Santo Antão, este domingo, em Peva, e assistiram à reposição de várias tradições populares que já estavam em desuso há décadas, em especial a bênção do gado e a “pega” ou “marrada” dos animais. Tudo no largo do santuário e sob a protecção do padroeiro.

A eucaristia abriu o programa e a procissão desfilou em seguida pela escadaria abaixo, até à matriz, regressando sem paragens. No largo empedrado do santuário, arrumados em cercas, carneiros e ovelhas, e várias juntas de bois aguardavam pelo ritual da bênção. A cerimónia seria depois cumprida segundo todas os preceitos canónicos: leitura das epístolas do padroeiro dos animais, Santo Antão, e lançamento da água benzida pelo pároco. Imediatamente a seguir, três voltas à capela com o gado já abençoado.

À tarde, mais tradições: a “marrada” entre dois pares de portentosos carneiros e a “cagadela da vaca”. O povo gostou e aplaudiu. E pediu mais para o ano. O padre Paulo Esteves prometeu nova festa de arromba em colaboração com a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, a Junta de Freguesia de Peva e a associação Terras de Aquilino Ribeiro – Baldios.Fonte: CMMB
Moimenta na net

2 comentários:

  1. parabéns :)
    esta muito giro

    ResponderEliminar
  2. É uma festa que gosto imensos de participar, e fico contente por muita gente participar na festa visto que se estavam a perder as tradições,graças ao Padre Paulo que tudo fez para não perdermos estas tradições que tem a ver com os animais.
    Se todos nos unirmos ela já mais será esquecida.

    ResponderEliminar

AVISO:

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, qualquer comentário considerado indevido não será publicado.