WELLBID

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Tomada de posse de D. António Couto




Lamego aclama novo bispo


Foi uma bonita recepção, que bela gente esta." O desabafo emocionado espelhava o sentimento de D. António Couto quando, ontem à tarde, chegou ao adro da Sé de Lamego, para o início da cerimónia da tomada de posse como novo prelado da diocese. À sua espera estava uma multidão, que não poupou nos aplausos nem nos "vivas" ao novo bispo.
D. António Couto chegou à Sé de Lamego às 16h00, acompanhado por D. Jacinto Botelho, que ontem terminou 12 anos de liderança da diocese de Lamego. Depois de passar por um ‘corredor' de jovens escuteiros, o novo prelado de Lamego recebeu dois ramos de flores de duas crianças e os votos de boas-vindas da parte de Francisco Lopes, presidente da autarquia.
Seguiu-se uma missa participada por quase todos os bispos do País, dezenas de sacerdotes de diversas dioceses e centenas de fiéis - a maioria seguiu a cerimónia no exterior, através de várias televisões.
"Quero muito ver o vosso rosto. Já sabeis que trago notícias de Deus e conto muito com cada um de vós para levar a todos os lugares e a todas as pessoas desta bela diocese este vendaval de graça e de bondade que um dia Jesus desencadeou", disse D. António Couto, na homilia.
No final, o bispo foi cumprimentado pelo clero e populares. O bispo de Lamego mostrou-se "muito feliz" com a forma como foi recebido, e disse ser sua intenção fazer um "exame quase exaustivo" das pessoas da diocese que se encontram doentes ou sozinhas - lembrando-se dos idosos que nos últimos dias foram encontrados mortos e abandonados. "Pretendo saber onde estão as pessoas para podermos a todo momento ter gente preparada para as ir visitar e nunca as perdermos de vista", adiantou D. António, que quer "criar serviços novos" de apoio aos mais desfavorecidas.

Fonte: CM


Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO:

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, qualquer comentário considerado indevido não será publicado.