WELLBID

terça-feira, 3 de setembro de 2013

[Divulgação] - Aquilino Ribeiro vai ter escultura no centro de Viseu

O município de Viseu vai na próxima semana homenagear o escritor Aquilino Ribeiro com a colocação de uma escultura na Rua Formosa, no dia do aniversário do seu nascimento.

Nascido a 13 de setembro de 1885, em Carregal, no concelho de Sernancelhe, Aquilino Ribeiro é autor de obras como "Quando os lobos uivam", "Terras do Demo", "A casa grande de Romarigães" e "O Malhadinhas".
O anúncio de que a escultura será finalmente colocada num lugar de destaque da cidade, depois de um processo que admitiu ter sido longo, foi feito pelo presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, na Assembleia Municipal de hoje.
«Houve um pequeno contratempo. O primeiro escultor era um homem das relações do filho do escritor Aquilino Ribeiro, que entretanto faleceu, e, portanto, tiveram que arranjar outro», explicou o autarca, acrescentando que este processo teve «um envolvimento muito profundo do Centro de Estudos Aquilino Ribeiro (CEAR)», do polo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa.
Segundo Fernando Ruas, a escultura é muito parecida com a que existe do poeta Fernando Pessoa, no Chiado, em Lisboa.
O local escolhido para a colocar é «simbólico, em frente do antigo mercado», explicou, acrescentando que era na Rua Formosa que Aquilino Ribeiro tinha o seu alfaiate e frequentava o café aonde conversava com os amigos.
«Diria que está encontrada uma resposta a um problema que nos tinha sido colocado, mas que nunca descurámos. Quando nos atacavam com alguma frequência sobre o esquecimento do Aquilino, tudo estava a andar», garantiu.
A edificação de uma estátua em homenagem ao "Mestre Aquilino", num lugar de relevo da zona urbana de Viseu, era uma aspiração antiga do CEAR.
FONTE:TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO:

Todos os comentários estão sujeitos a moderação, qualquer comentário considerado indevido não será publicado.